Arte à mesa

PROJECTO PROGRAMADO POR RUI MENDES, UM AMIGO DO RESTAURANTE.

ARTE À MESA (OUTRORA A ARTE SERVE-SE À MESA) É UMA PLATAFORMA DE DIFUSÃO SOCIOCULTURAL, PARTICIPADA FUNDAMENTALMENTE POR CRIADORES DA REGIÃO CULTURAL DE COIMBRA, COM MAIS DE UMA CENTENA DE EDIÇÕES (MENSAIS!) LEVADAS A CABO, ENTRE EXPOSIÇÕES E LUGARES CONVIVIAIS DE TROCA DE IDEIAS E SABERES, E QUE, EM PROCESSO, CRUZANDO GASTRONOMIA E CULTURA, VEM CRIANDO FUNDAS E FORTES RAÍZES NO NACIONAL, DESDE 1999.

 

E A LINHA DE PENSAMENTO QUE É PERCORRIDA, EM ARTE À MESA, OBSERVA MUITAS DAS DISCIPLINAS DAS ARTES VISUAIS (PINTURA, DESENHO, FOTOGRAFIA, CARTOONS, COLLAGE / DÉCOLLAGE) CONSISTINDO-SE, OBJECTO CENTRAL, NA FUNÇÃO DE DAR VISIBILIDADE ACTIVA A TRABALHOS DE EMERGENTES E/OU DE «ENJEITADOS» TALENTOS, NOS MAGNÍFICOS ESPAÇOS EXPOSITIVOS DO RESTAURANTE, A TODOS GENEROSA E GRATUITAMENTE CEDIDOS, LADO A LADO COM OBRAS PLÁSTICAS DE MARCANTES E FECUNDOS ARTISTAS DE HETEROGÉNEAS GERAÇÕES E PROVENIÊNCIAS.

 

E É NA SOBERANIA DA NATUREZA AMBIENTE DO NACIONAL, RESTAURANTE DE REFERÊNCIA DA BAIXA COIMBRÃ, QUE OCUPA GRANDE PARTE DE UM EDIFÍCIO ANTIGO, CONSTRUÍDO SOBRE RESTOS E ALICERCES/ESTACAS DE UM SECULAR COLÉGIO?! (AS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO MONDEGO ANDAM POR ALI), QUE ARTE À MESA SE ENVOLVE E AGE NA SUA CERTEZA — LEVAR A ARTE ONDE AS PESSOAS ESTÃO, IR AO SEU ENCONTRO, TORNANDO-A ASSIM «SUBSTÂNCIA» DE UMA RECEPÇÃO COLECTIVA E SIMULTÂNEA, NO DESPERTAR DE DESEJOS E SENTIDOS, FASCÍNIOS E REVOLTAS, OUSANDO PROVOCAR, JUNTO DE COMENSAIS E VISITANTES, OUTRAS E DIVERSAS MANEIRAS DE OLHAR E PERSCRUTAR O MUNDO.

 

Nós temos que revolucionar o pensamento humano.
Antes de tudo,a revolução acontece com o homem. Quando o homem é realmente livre,
o ser criativo pode produzir algo novo e original, ele pode revolucionar o tempo.

JOSEPH BEUYS

 

ALGUNS ARTISTAS: ÁLVARO PORTUGAL, ÁLVARO SIMÕES, ANA COUCEIRO, ANTÓNIO BOUÇA, ANTÓNIO FERRAZ, ANTÓNIO MENANO, CAREL VERLEGH, CARLOS CLÉRIGO, CARLOS LOBO, CARLOS MAIA TEIXEIRA, CAROLINA MÁXIMA, ÉLIA RAMALHO, FERNANDO COSME, H.G. SCHUSSELER, JACQUELINE MOYS, JOAQUIM BAPTISTA, JOSÉ FONTE, JOSEFA REIS, MÁRIO SILVA, PATRÍCIA ROQUE, PAULA SOARES, RAKO, RUI CARREIRA, RUI MATOS, SÓNIA SANTOS, VICTOR COSTA, ZAUG.
 

ALGUNS HOMENAGEADOS: MIGUEL TORGA, FERNANDO PESSOA, MÁRIO CESARINY, JOSÉ AFONSO, PICASSO E MARK ROTHKO